30 outubro 2008

Blitzen Trapper

[Furr . Sub Pop . 2008]









Já estamos todos habituados a que de Portland, Oregon nos chegue óptima música. O novo disco dos Blitzen Trapper é mais um exemplo para acrescentar à lista.

Depois de 'Blitzen Trapper' (2003) e 'Field Rexx' (2004), ao terceiro longa duração com edição de autor 'Wild Mountain Nation' (2007), recebem a atenção e a crítica favorável de publicações como a Spin e a Nerve e dos sites Pitchfork Media e Stereogum. Esta exposição permite ao sexteto mudar-se para a 'Subpop', selo que lançou, em Setembro deste ano, 'Furr'.

Se estes rapazes de Portland pudessem escolher outro tempo para viver, escolheriam certamente os anos 60 e 70. É lá que este disco nasce, na folk, no psicadelismo e até no glam rock, marcantes nessas décadas. É, portanto, quase impossível ouvir 'Furr' e não recordar nomes como Bob Dylan, The Beatles, 13th Floor Elevators, Buffalo Springfield e David Bowie, mas também bandas mais recentes como os Pavement ou Of Montreal

Eric Earley é o líder da banda e foi também o produtor deste disco. Compôs a maioria das músicas num velho piano resgatado de uma antiga escola de dança e dele resta, nas gravações, o seu som distintivo em faixas como 'Not Your Lover' e 'Echo/Always On/EZ Con'.

Vagueando entre temas mais acústicos, como 'Furr' (ver vídeo), 'Lady on the Water' e 'Black River Killer', outros com toadas pop, como 'Sleepytime in the Western World' e 'God & Suicide' e ainda o inevitável rock em 'Fire & Fast Bullets' e 'Love U', os Blitzen Trapper conseguem um disco com uma impressionante coesão sonora. É um disco extremamente sólido e viciante, daqueles em que não se pode tirar uma nota que seja.


Sem comentários: