08 setembro 2008

Darren Hanlon

Let's have a Port?...
Salão Brazil Coimbra 06.09.2008
.
O passado dia 6 de Setembro foi um dia de sorte. Assistimos a duas estreias, em Coimbra: a de Darren Hanlon (músico australiano com créditos firmados na cena musical daquele país, tendo já dividido o palco com Jens Lekman e Architecture In Helsinki) e a da associação Lugar Comum, recentemente criada e que procura promover concertos e actividades ligadas ao mundo da música apelidada de independente.

Marcado para o Salão Brazil, sala situada na Baixa de Coimbra com óptimas condições para receber este tipo de músicos que se fazem acompanhar por poucos instrumentos, todos eles mais ou menos acústicos, o concerto era esperado com alguma curiosidade, especialmente por quem já tivera a oportunidade de ver Darren Hanlon, há poucas semanas, na Aula Magna, a abrir para os Magnetic Fields. Trazendo na bagagem uma guitarra (presa por um cordel) e um bandolim (que utilizou num par de músicas), percorreu os seus três Longa Duração editados até ao momento, nomeadamente o último Fingertips and Mountaintops (2006).
Ao longo de pouco mais de uma hora, sobressaíram do alinhamento temas como 'Elbows', 'I Wish That I Was Beautiful For You', 'Punk's Not Dead' e, claro, 'There's Not Enough Songs About Squash'.

Darren Hanlon é, acima de tudo, um contador de histórias. Seja durante ou entre as músicas, ou até mesmo ao balcão do bar após o concerto, a sua capacidade para comunicar e criar empatia com o público é desarmante. Desde histórias de amor a recordações de infância, Hanlon cria personagens que nos poderão falar de tudo, até de squash (tema que, de facto, poucos músicos desenvolvem). O humor e a vontade genuína de criar intimidade levaram a que, muito rapidamente, o ambiente na sala se tornasse absolutamente descontraído, com o público cada vez mais interessado em conhecer melhor este australiano, que confessou ter ficado muito impressionado com um rasganço que presenciara momentos antes e com o desempenho do apresentador do 'Preço Certo'...

Os concertos que encerrariam a sua digressão europeia seriam dias depois, em Inglaterra, mas como neste Universo dos singer-songwriters o stress está proibido, a noite não acabou por ali. Hanlon estava com vontade de sair, conversar e beber um Porto. Fizemos-lhe a vontade...



Sem comentários: