06 agosto 2008

Paredes de Coura 2008

.
Este é o resultado da minha ida, com credencial da RUC, ao Festival Paredes de Coura.
.
1º DIA
.
[Palco Principal]
_Bunnyranch:
A edição de 2008 daquele que é talvez o melhor festival de Verão português abriu com os Bunnyranch, a primeira das 4 bandas de Coimbra a entrar em acção durante os 4 dias de concertos. A curiosidade de ver a abertura do festival, o Sol (que se iria manter até ao fim das festividades) e a possibilidade de ouvir o novo disco 'Teach Us Lord...', terão incentivado o público a encher o já mítico anfiteatro (semi-natural) de Paredes de Coura para ver os conimbricenses, já repetentes naquele palco, depois de por lá terem passado em 2004. Ao longo dos 40 minutos que lhes estavam reservados os Bunnyranch (todos de preto) deram as boas vindas ao público do Festival, liderados pelo irrepreensível mestre de cerimónias Kaló. O alinhamento foi buscar um pouco a cada um dos seus discos anteriores e, obviamente, a 'Teach Us Lord...' (a primeira metade de um album que se verá completo quando for editado, em Outubro, o 2º disco) do qual apresentaram o contagiante 1º single 'Top Top To The Top' e aquele que, segundo Kaló, será próximo, 'Stand By'.
_X-Wife:
Seguiu-se outra banda portuguesa, também repetente no Festival e também em vésperas de editar o seu 3º Longa Duração. Os X-Wife de João Vieira (que começa a fugir ao falsete), Fernando Sousa (que nunca deixa em casa os óculos escuros e o Vocoder) e Rui Maia (obcecado por qualquer som que um sintetizador possa produzir), aos quais se juntou um baterista convidado (estratégia iniciada precisamente em Paredes de Coura, no palco secundário, há duas edições atrás), continuaram a debitar energia Rock, mas envolta em ambientes Electro. Estão bem definidos os territórios musicais que percorre esta banda do Porto e as duas novas músicas apresentadas, pertencentes a 'Are You Ready For The Blackout?' entre as quais o single 'On The Radio', que contou com a presença de Raquel Ralha, dos Wraygunn, deixam antever um album bastante interessante.
_Bellrays:
A primeira banda estrangeira a pisar o palco principal foram os Bellrays. Trouxeram na bagagem a discografia e a competência de quem já tem 16 anos de edições e de estrada. Liderados pela vocalista Lisa Kekaula, que dá o toque soul e funk ao Rock com inluências Punk produzido pelos californianos, os Bellrays mostraram um pouco do seu novo disco, lançado este ano, 'Hard Sweet And Sticky'. Mas porque ainda faltavam 2 concertos e nem só de música vive o homem, os Bellrays acabaram por ser o elo mais fraco, pois uma boa parte do concerto foi apenas ouvido da zona da restauração...
_Mando Diao:
Já era noite cerrada quando entraram em palco os Mando Diao, eles que tinham cancelado a sua presença na edição de 2007. Talvez também por isso, os suecos eram aguardados por muito público que ao longo do concerto mostrou conhecimento dos temas mais emblemáticos da banda. Apesar do seu último registo, 'Never Seen The Light Of Day' ser claramente o mais fraco da discografia dos suecos, o concerto entusiasmou mesmo quem estava na parte superior do anfiteatro, isto porque os 5 meninos de Borlänge não faltaram certamente a nenhuma aula da disciplina de 'Rock & Roll'. E se isso se nota nos albums, ao vivo também é evidente que o Rock para os Mando Diao é uma religião.
_Sex Pistols:
Finalmente, o momento mais aguardado da noite, ainda que por razões diferentes. Uns eventualmente à espera do circo que os Sex Pistols pudessem montar, outros para verem se tinham acertado nas apostas sobre o peso de Johnny Rotten e amigos, outros ainda simplesmente para ouvirem e verem algumas das músicas mais marcantes da história do Punk. Pode-se dizer que nenhuma das facções terá ficado totalmente satisfeita porque se há coisa que os Pistols nunca conseguiram ser, foi unânimes. E mesmo que o tenham aprendido entretanto, não estão nada interessados em fazê-lo. Provocatórios e irónicos como sempre (houve até um punk criticado por Johnny Rotten por ter, imagine-se, subido ao palco), ninguém passou imune ao dedo indicativo da atitude Punk, desde o técnico de som a Alá. A banda de Londres, com os quatro membros originais (Rotten, Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock) tocou os seus maiores clássicos ('Pretty Vacant', 'God Save The Queen', 'Anarchy In The UK', 'EMI', entre outros) e ainda 2 versões ('No Fun', dos Stooges e 'Roadrunner' dos Modern Lovers). No fim dividiram, obviamente, opiniões. De um lado os que os acusavam de estar velhos e acomodados e de sobreviverem à custa de apenas um disco gravado há mais de 30 anos, do outro os que elogiavam a frontalidade de assumir que o fazem pelo dinheiro e de que as boas músicas são para continuar a tocar. Os Sex Pistols são provavelmente tudo isto e por isso, para o bem ou para o mal, a sua passagem por Paredes de Coura foi absolutamente marcante.
.
[Palco Burn After Hours]
_The Mae Shi:
Com o fim dos concertos no Palco Principal o público dirigiu-se para o Palco 2 para assistir ao concerto dos The Mae Shi. O rapazes de Los Angeles deram um concerto bastante musculado, onde mostraram a sua veia de Rock experimental que já lhes valeu 3 discos desde 2004. O mais recente, o impronunciável 'HLLLYH', esteve presente no alinhamento e conquistou certamente mesmo quem não conhecia a banda californiana.
_DJ Amable:
A fechar a noite e o Palco 2, foi a vez do espanhol DJ Amable, presença habitual na discoteca Razzmatazz, em Barcelona. Apresentou uma selecção dos êxitos do momento, no que diz respeito às sonoridades Pop, Rock e Electro, indo buscar bandas como Los Campesinos, Vampire Weekend e The Gossip.
.
4º DIA
.
[Palco Ibero Sounds]
_Komodo Wagon:
No último dia de existência deste palco dedicado exclusivamente a bandas de Portugal e Espanha (mais uma boa ideia da organização) a abertura esteve a cargos dos Komodo Wagon. Não foram muitas as pessoas que se deixaram convencer pelos portugueses que apresentaram um Rock poderoso mas sem grande sabor.
_We Are Standard:
De seguida, de Bilbao, chegaram-nos os We Are Standard. Deram um concerto bastante suado e divertido, baseados num electro-pop-rock que fazia lembrar os !!! e os Happy Mondays. O quinteto espanhol foi uma boa descoberta para muitos, mas mostrou ter já bastantes fãs que vieram do lado de lá da fronteira.
.
[Palco Principal]
_Ra Ra Riot:
Com o sol a começar a pôr-se, a Indie Pop dos Ra Ra Riot afigurava-se ideal para quem queria iniciar a noite de forma relaxada sentado na relva a bater o pé e a beber uma cerveja. Quem estava à espera de um concerto mais empolgante por parte dos 4 meninos e 2 meninas de Nova Iorque terá ficado, no entanto, desapontado. Apesar das boas músicas que os Ra Ra Riot compõem e da honestidade com que as interpretam, a falta de rodagem da banda não os conseguiu levar além de um concerto morno, o que para a abertura de um Palco Principal, não é nenhum pecado.
_Au Revoir Simone:
O concerto da noite, no que ao Palco Principal diz respeito, ficou guardado para as Au Revoir Simone, aquelas que são, provavelmente, as 3 meninas mais fofinhas (sim, estou consciente de que estou a usar esta palavra) do Universo da Pop. Erika Forster, Annie Hart e Heather D'Angelo pisaram timidamente o palco nos seus vestidinho coloridos, escondendo-se atrás dos seus 3 órgãos e sintetizadores, mas a meio do concerto anunciavam já que aquele era o melhor concerto que já tinham dado. Não é difícil de acreditar, pois a espontaneidade das palmas e os sorrisos enternecidos foram uma constante, tanto em palco, quanto no público. Criou-se um ambiente perfeito cuja banda sonora foram as melodias lindíssimas retiradas dos 2 discos das Au Revoir Simone e ainda inéditos igualmente bem acolhidos pelo público. Despediram-se dizendo que certamente as iríamos encontrar por aí, "dancing the night away". Eu bem que procurei...
_Tributo a Joy Division:
É difícil falar sobre o concerto de Tributo a Joy Division. E é assim pois estão em causa pessoas como, entre outros, Rodrigo Leão (Sétima Legião, Madredeus), Pedro Oliveira (Sétima Legião, Cindy Kat) e Pedro Gonçalves (The Gift). A ideia até pode ter sido boa. Se há banda que merece ser relembrada são os Joy Division e o currículo dos intervenientes levava a pensar que isso ser feito com dignidade e valor artístico. Outros, como os Low ou os Therapy já mostraram que tal é possível. No entanto, o concerto revelou-se penoso, para quem não conhecesse a banda de Ian Curtis, e revoltante para os restantes. Foi com um misto de tristeza, perplexidade e pena (pelos temas originais e por quem estava em cima do palco) que se assistiu ao desfilar de versões absolutamente fúteis e claramente pouco ou mal ensaiadas, que mais pareciam estar a ser tocadas por uma banda de liceu. Por momentos pareceu que a barraca de Karaoke existente no topo da colina tinha escorregado até ao Palco...
_Biffy Clyro:
A banda escocesa mostrou ter um número considerável de fãs que seguem o seu trabalho. Desde os primeiros temas do concerto o público reagiu com entusiasmo ao Rock (que misturava elementos de Noise, Grunge e até Nu-Metal) que a banda de Glasgow apresentou. É um power-trio com grande poder sonoro, muito coeso e coordenado (natural para quem já tem experiência de 10 anos de carreira em conjunto) no entanto, o concerto revelou-se um pouco repetitivo.
_Lemonheads:
Segui-se a banda de Evan Dando que ganhou notoriedade quando a euforia Grunge arrastou para as rádios a versão de Simon & Garfunkel, Mrs. Robinson (que ficou de fora do alinhamento), pertencente ao seu mais emblemático album 'It's A Shame About Ray'. Foi aliás a este disco de 1992 que os Lemonheads mais recorreram com temas como 'My Drug Buddy', 'Bit Part' e, claro, 'It's A Shame About Ray'. A grande maioria do público claramente não conhecia o trabalho da banda americana, pois nem os maiores êxitos causaram grande entusiasmo. A meio do alinhamento Evan Dando ficou sozinho em palco, apenas com a guitarra, e tocou meia dúzia de temas, nomeadamente alguns, se não estamos enganados, da sua carreira a solo. Foi um bom concerto para quem queria recordar a sonoridade dos anos 90, mas fraco para quem esperava saltar ao som de Rock 'orelhudo'.
_Thievery Corporation:
Os americanos Rob Garza e Eric Hilton subiram ao palco para aquilo que se esperava: um concerto cheio de sonoridades dub, funk, acid jazz e lounge, todas suportadas por vocalistas convidados que, rotativamente, faziam as honras de pegar no microfone. Desde dois senhores de rastas e sotaque jamaicano, a duas meninas (uma delas brasileira que não se cansou de pedir o apoio do público do "Porto"...), passando por um quase-crooner de cabelos grisalhos e pose distinta, todos foram dando voz aos ambientes criados pelos Thievery Corporation, banda com mais de 10 anos de história e que já contou com participações de nomes como David Byrne, Norah Jones, Perry Farrell (Jane's Addiction) e Wayne Coyne (Flaming Lips). Tornou-se num concerto algo maçador, o ideal para ver e ouvir num confortável puff da zona de imprensa...
.
[Palco Burn After Hours]
_Caribou:
Eram já quase 3 da manhã quando subiu ao palco o senhor Daniel Snaith numa das suas peles, os Caribou. Fez-se acompanhar de mais 3 músicos (guitarra, baixo e bateria) enquanto que ele mesmo valia por outros 3, já que ia alternando entre outra guitarra, o sintetizador e uma segunda bateria. Abriu o concerto com temas do seu 'Andorra', de 2007, entre as quais a brilhante 'Melody Day'. Ao longo de uma hora a energia foi contagiante e só mesmo ela (e as excelentes interpretações dos canadianos) conseguiram manter firme o público cansado de 4 dias de festival. Com grande simpatia e competência, os Caribou alinhavaram um concerto cheio de psicadelismo e experimentalismo mas onde faltaram alguns traços de doçura pop da qual Daniel Snaith já mostrou ser capaz em disco.
_Twin Turbo:
A fechar, dois Dj's do Porto, Pedro Pinto e Nuno Pinto, sob o pseudónimo Twin Turbo, extenderam a noite até às 5 da manhã ao som de fortíssimas batidas techno e laivos de electro.
.
Para fotografias do Festival aconselho estes [1], [2], [3], [4] posts do Paulo Pimenta.